Centro de Arbitragem do Sector Automóvel

X
Alertas

Recolha Volvo

Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Volvo", modelos “S90, S90L, V90, V90 Cross Country e XC90"

A “Volvo Car Portugal, S.A." está a levar a cabo uma campanha de recolha relativa a alguns veículos de passageiros da marca Volvo, modelos S90, S90L, V90, V90 Cross Country  e  XC90, do ano de 2017, dado que “(…) alguns dos parafusos de fixação da cortina de colisão podem ter sido afetados por um erro de fabrico que pode provocar a separação da cabeça do parafuso, o que resultará na incompleta fixação da cortina de colisão no seu lugar.”

O representante da marca em Portugal refere, ainda, que “Em caso de acidente, o funcionamento da cortina de colisão pode, no pior dos casos, ser afetado.” e que os proprietários dos cerca de 270 veículos existentes no mercado nacional são contactados através de carta registada, com aviso de receção, a fim de que nestes veículos seja efetuada a “(…) substituição de todos os parafusos da cortina insuflável.”

De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde março de 2017.

A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema de Alerta Rápido sobre produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.

A Direção-Geral do Consumidor