Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca “Toyota", modelos “Yaris, Rav4, Hilux"
A “Toyota Caetano Portugal, S.A." está a levar a cabo uma campanha de recolha relativa a alguns veículos ligeiros de passageiros da marca Toyota, modelos Yaris, Rav4, Hilux, dos anos 2003 - 2005, dado que estes veículos “… estão equipados com airbag do condutor com detonador de estágio simples. (…) estes detonadores possuem um risco elevado de absorção de humidade com o tempo. A absorção de humidade pode tornar o detonador mais suscitável de rutura durante um acidente. A rutura de um detonador pode resultar na projeção de fragmentos metálicos e causar potenciais ferimentos aos ocupantes da viatura.”
O representante da marca em Portugal informa que os proprietários dos 1544 veículos existentes no mercado nacional estão a ser contactados, por carta registada com aviso de receção, a fim de nos veículos em causa se “… substituir o detonador do airbag do condutor”.
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) acerca da presente “Campanha de recolha”.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Comunitário de Troca Rápida de Informações), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.
A Direção-Geral do Consumidor