Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca “Toyota", modelos “Corolla, Yaris, Avensis Verso"
A “Toyota Caetano Portugal, S.A." está a levar a cabo uma campanha de recolha relativa a alguns veículos ligeiros de passageiros da marca Toyota, modelos Corolla, Yaris, Avensis Verso, dos anos 2003 - 2007, dado que estes veículos “… estão equipados com detonadores de airbags do passageiro que (…) podem ter sido produzidos com pastilhas de detonação inapropriadas. Estes detonadores inapropriados podem entrar em rotura e provocar uma detonação anormal do airbag em caso de acidente aumentando assim o risco de ferimento para o ocupante.”
O representante da marca em Portugal informa que os proprietários dos 16030 veículos existentes no mercado nacional estão a ser contactados, por carta registada com aviso de receção, para que os veículos em causa sejam “… sujeitos a uma inspeção do detonador relativamente à sua vedação. O detonador irá sofrer uma inspeção de fuga de ar. Se não for detetada fuga de ar, o veículo será devolvido ao cliente sem substituir o detonador.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) acerca da presente “Campanha de recolha”.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Comunitário de Troca Rápida de Informações), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.
A Direção-Geral do Consumidor