Campanha de recolha de veículos ligeiros de passageiros da marca “Opel", modelo "Meriva"
A “General Motors Portugal, Lda." está a levar a cabo uma campanha de recolha relativa a alguns veículos ligeiros de passageiros da marca Opel, modelo Meriva, dos anos de produção de 2010 a 2016, dado que “(…) o cabo de aço que une o cinto de segurança ao pré-tensor exterior pode sofrer fadiga ao longo do tempo.”
O representante da marca em Portugal informa, ainda que “Na eventualidade de ocorrer um embate, a existência de um cabo danificado pode aumentar o risco de lesões para os ocupantes.” e que os proprietários dos 1619 veículos existentes no mercado nacional são contactados, através de carta registada com aviso de receção, para que nestas viaturas se possa “(…) verificar, e se necessário substituir, o cabo de aço do pré-tensor localizado na parte exterior dos bancos da frente.” e “(…) proceder à aplicação de peças melhoradas, de nova conceção.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) acerca da presente campanha de recolha.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema de Troca Rápida de Informações sobre produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.
A Direção-Geral do Consumidor