Campanha de recolha de veículos de passageiros da marca “Opel", modelo "Adam"
A “Opel Portugal, Lda." está a levar a cabo uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros da marca Opel, modelo Adam, dos anos de produção de 2013 a 2017, dado que “(…) existe a possibilidade da fixação adesiva entre o vidro do tejadilho e a carroçaria do veículo não ser efetiva ao longo do tempo de vida da viatura.”
O representante da marca em Portugal informa, ainda, que “Apesar da probabilidade ser bastante reduzida, em situações extremas o vidro do tejadilho pode soltar-se completamente do veículo durante a circulação.” e que os proprietários dos cerca de 791 veículos existentes no mercado nacional são contactados, através de carta registada com aviso de receção, para se proceder à “(…) correção da união do vidro do tejadilho à carroçaria da viatura.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a presente campanha de recolha está em curso desde março de 2017.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido sobre produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.
A Direção-Geral do Consumidor