Centro de Arbitragem do Sector Automóvel

X
Alertas

Recolha motociclos Honda SH125 e SH150

A “Honda Motor Europe Limited – Sucursal em Portugal" está a levar a cabo uma campanha de recolha relativa a alguns motociclos da marca Honda, modelos SH125 e SH150, dos anos de 2013 e 2014, dado que “O combustível presente na bomba de combustível, faz com que a superfície da tampa de entrada em resina se deforme e dilate de uma forma convexa. A folga entre a tampa de entrada e o impulsor da bomba de combustível diminui e os dois componentes interferem uns com os outros.”  

O representante da marca em Portugal informa, ainda, que em “(…) resultado, o impulsor bloqueia, interrompendo o fluxo de combustível para o motor. Posteriormente pode ser difícil ligar o motor ou o motor pode parar sem aviso por falta de combustível e será impossível de reiniciar.” e que os proprietários dos 389 veículos existentes no mercado nacional são contactados através de carta registada, com aviso de receção, para que nos motociclos em causa se possa “(…) substituir a bomba de combustível.

De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) acerca da presente campanha de recolha.

A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido sobre produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.

A Direção-Geral do Consumidor