Campanhas de recolha de veículos de passageiros da marca “Mazda", modelo "6"
O representante da marca Mazda, em Portugal, deu conhecimento de campanhas de recolha de alguns veículos de passageiros do modelo 6, produzidos entre 14/03/2005 e 28/09/2007, porque “Nos veículos em causa, a exposição contínua a elevados níveis de humidade absoluta, poderá causar uma rotura no alojamento do insuflador dos airbags dianteiros e o acionamento invulgar na eventualidade de uma colisão com impacto suficiente para a atuação dos airbags frontais do condutor e do passageiro dianteiro. Uma rotura no insuflador poderá resultar na possibilidade de fragmentos de metal atingirem o condutor ou outros ocupantes do veículo e provocar graves ferimentos ou a morte dos mesmos.”
O referido representante indicou também que os proprietários dos cerca de 1379 veículos, que ainda não foram reparados no mercado nacional, são contactados através de carta registada para que nestes veículos se possa “(…) substituir os insufladores dos airbags frontais do condutor e do passageiro dianteiro por componentes novos, sem quaisquer encargos.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que estas campanhas de recolha estão em curso desde março de 2017 e abril/agosto de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”, anteriormente designado Sistema RAPEX, transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.
A Direção-Geral do Consumidor